BDLF: Base de Dados de Livros de Fotografia

Disponibilizada em abril de 2020, o projeto iniciado com apoio do FAC-SCEC-GDF apresenta-se como ” um site de referências bibliográficas de acesso livre. Seu funcionamento está estruturado sobre três eixos: base de dados referencial, biblioteca digital e espaço de reflexão crítica. “

Na primeira fase, destaca a produção sobre/e a partir de Brasília, com reproduções em alguns casos de exemplares.

.link genérico: http://livrosdefotografia.org/

inserção em: 2020.04.27 – RM

Independent Voices: imprensa alternativa (EUA, UK…)

Portal de acesso aberto a periódicos em inglês produzidos nos EUA, Inglaterra e Canadá por autores dos movimentos feminista, ativistas de comunidades afro-americanos, nativo americanos, hispânicos, LGBTQ etc.

A coleção reúne 17.880 periódicos, cerca de 490 mil páginas (em 14.04.2020)

.link direto: https://voices.revealdigital.org/

.inserção em: 2020.04.14 – RM

Arquivo Nacional: Base de dados Entrada de estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro

Base permite acesso a registros de entrada no período entre 1875 e 1900, com buscas simples e avançada, que permite melhor rastreamento. Os registros posteriores estão sendo incorporados gradualmente.

.link direto: http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php


.link genérico: http://www.arquivonacional.gov.br

.inserção em: 2020.03.11 – RM

Acervos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP


O banco de dados Acervos FAU-USP, disponibilizado em 18.12.2019, permite acesso ao conjunto documental sob guarda da Seção Técnica de Materiais Iconográficos da Biblioteca FAU-USP, da Seção Técnica de Audiovisual (FotoVídeo FAUUSP) e da Seção Técnica de Produção Editorial (LPG FAUUSP). Baseado na plataforma Omeka, seguindo o padrão Dublin Core de metadados, reúne uma diversidade documental sobre arquitetura e urbanismo com fotografias, vídeos, maquetes, cartazes e projetos gráficos.

inserção em: 2019.12.19 – RM

Arquivo Vilém Flusser São Paulo: acesso digital

O Arquivo Vilém Flusser São Paulo, parceiro da unidade de Berlim, dedicado à  obra do filósofo transnacional Vilém Flusser (1920-1991), oferece agora acesso à sua produção escrita pelo site institucional.

Cobrindo de textos para jornais, conferências, correspondências…,  é possível, mediante cadastro prévio, a consulta online. Existe ainda a opção de download dos índices de textos, áudios e vídeos.

inserção em: 2018.11.27 – RM

Memorial da Imigração Judaica (SP) – Memorial do Holocausto

Instalado junto à Sinagoga Kehilat Israel, primeira constituída no estado de São Paulo em 1912 no bairro do Bom Retiro, o Memorial da Imigração Judaica, reinaugurado em 2016, oferece acesso online ao acervo de fotografias, documentos textuais, objetos etc. A coleção iconográfica tem acesso livre, mas o inventário e o documental exigem senha.

inserção em: 2018.11.15 – RM

Arquivo Público Mineiro – Imprensa mineira e Fotografia

O Arquivo Público Mineiro oferece desde 2007 o acesso online a conjuntos documentais. Em 2013, o acesso já oferecia um total de 1 milhão de imagens. O destaque aqui vai para a coleção de jornais mineiros do século XIX e a coleção fotográfica.

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/jornais/search.php (jornais)

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fotografico_docs/ (fotografia)

.link genérico: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/ 

.inserção em: 2018.10.30 – RM

Museu Paulista-USP – Acervos Iconográfico e Objetos

O Museu do Ipiranga – oficialmente Museu Paulista, unidade da USP – custodia umas das principais coleções de objetos (móveis e equipamentos domésticos em especial) e iconografia (estampas, fotografias etc) do Estado de São Paulo. No campo da fotografia, integra, junto com os acervos da Prefeitura de São Paulo, os conjuntos históricos pioneiros do segmento, reunindo os registros mais antigos da capital e parte do estado de São Paulo.

Embora as bases digitais estejam disponíveis para consulta local há mais de uma década, apenas há alguns anos o MP conseguiu estabelecer um serviço online, de acesso restrito, até o fechamento do edifício para reformas, apenas a pesquisadores acadêmicos. No momento (2018) é possível o acesso a acervos de objetos tridimensionais e iconográficos. A coleção disponível inclui destaques como todo o conjunto remanescente de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e a pioneira coleção de retratos organizada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura. O acesso é livre, mas permite, com cadastramento do usuário, criar seleções…

.link direto: http://acervo.mp.usp.br/Acervo.aspx

.link genérico: http://www.mp.usp.br (não há link para as bases)

 

.inserção em: 2018.10.26 – RM

 

Revistas acadêmicas brasileiras: uma seleção

 

A seleção apresentada não se pretende abrangente e serve para um acesso rápido. Consulte sempre o Portal de Periódicos do CAPES.

 

Cultura visual: cinema

Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual (UFRJ-Latec)

 

Cultura visual: fotografia

Discursos fotográficos (UEL)

 

 

inserção em: 2018.10.23 – RM

atualizado em: 2018.10.23

Villa Digital – Fundação Joaquim Nabuco

Numa solução inusual, a Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, integrou suas bases digitais a um espaço físico – a Villa Cultural, que oferece atividades para potencializar o contato e uso dos acervos.  O acesso digital, além da interface para computadores, é possível por aplicativos para telefonia móvel nos sistemas Android e IOS. Assim, parte das coleções de fotografias, postais, rótulos comerciais… está disponível para pesquisa.

.link direto: http://villadigital.fundaj.gov.br

.link genérico: http://www.fundaj.gov.br

inserção em: 2018.10.16 – RM