Jornal ‘Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro’ (1948-1950)

Entre 1948 e 1950, o Teatro Experimental do Negro (TEN) editou o jornal Quilombo, coordenado por Abdias Nascimento.

Os exemplares estão disponíveis no site do IPEAFRO (RJ), com acesso também pelo perfil da entidade no Issuu. Consulte também no site O jornal Quilombo, elaborado por Julia M. F. M. Fernandes para dissertação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFPR, em 2020.

https://www.ojornalquilombo.com.br (consulta em: 10.11.2022)

link direto: https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/ten-publicacoes/jornal-quilombo-no-01/

link genérico: https://ipeafro.org.br

.inserção em: 2022.11.10 – RM

Patrimônio Fotográfico Nova Venécia (ES)

A parti de dezembro de 2018, o projeto Patrimônio Fotográfico Nova Venécia (ES) oferece acesso ao respectivo acervo sobre memória urbana do município capixaba. O material de trabalho corresponde a um conjunto de 2.998 imagens do acervo da Biblioteca Municipal de Nova Venécia, produzidas entres 1960 e 2000.

O portal oferece uma exposição a partir do acervo, bem com um catálogo com planilhas Nobrade e acesso às imagens.

link direto: http://patrimoniofotograficonovavenecia.blogspot.com/

.inserção em: 2021.09.07 – RM



Revista “Acrópole” (1938-1971)

“Lançado como periódico mensal em maio de 1938 sob a direção de Roberto A. Corrêa de Brito, a partir de 1953 Max M. Gruenwald o dirigiu até a derradeira edição nº 390/391 de novembro/dezembro de 1971.” (site FAU-USP).

O projeto de digitalização da coleção da revista Acrópole (SP, 1938-1971), a partir do acervo da Biblioteda da FAU-USP, foi coordenado por Hugo Segawa e Marcia Rosseto, estando disponível online desde 2014.

.link direto: http://www.acropole.fau.usp.br/

.link genérico: http://www.fau.usp.br

.inserção em: 2020.07.05 – RM

Memorial da Imigração Judaica (SP) – Memorial do Holocausto

Instalado junto à Sinagoga Kehilat Israel, primeira constituída no estado de São Paulo em 1912 no bairro do Bom Retiro, o Memorial da Imigração Judaica, reinaugurado em 2016, oferece acesso online ao acervo de fotografias, documentos textuais, objetos etc. A coleção iconográfica tem acesso livre, mas o inventário e o documental exigem senha.

inserção em: 2018.11.15 – RM

Museu Paulista-USP – Acervos Iconográfico e Objetos

O Museu do Ipiranga – oficialmente Museu Paulista, unidade da USP – custodia umas das principais coleções de objetos (móveis e equipamentos domésticos em especial) e iconografia (estampas, fotografias etc) do Estado de São Paulo. No campo da fotografia, integra, junto com os acervos da Prefeitura de São Paulo, os conjuntos históricos pioneiros do segmento, reunindo os registros mais antigos da capital e parte do estado de São Paulo.

Embora as bases digitais estejam disponíveis para consulta local há mais de uma década, apenas há alguns anos o MP conseguiu estabelecer um serviço online, de acesso restrito, até o fechamento do edifício para reformas, apenas a pesquisadores acadêmicos. No momento (2018) é possível o acesso a acervos de objetos tridimensionais e iconográficos. A coleção disponível inclui destaques como todo o conjunto remanescente de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e a pioneira coleção de retratos organizada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura. O acesso é livre, mas permite, com cadastramento do usuário, criar seleções…

.link direto: http://acervo.mp.usp.br/Acervo.aspx

.link genérico: http://www.mp.usp.br (não há link para as bases)

 

.inserção em: 2018.10.26 – RM

 

Portal Domínio público

O Portal Domínio Público, lançado pelo Governo Federal em novembro de 2004, é talvez a iniciativa pioneira com maior longevidade no Brasil. O serviço permite o acesso a obras textuais – livros, teses…, imagens, áudios e vídeso. Oferece hoje, conforme consulta em 10.2018, a um total de quase 200 mil itens, pouco mais de 90% deles em textos.

Embora sem divulgação e alimentação regular, a pesquisa ao portal traz surpresas e exige consulta regular. A busca em fotografia, por exemplo, traz parte importante do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), embora sem os dados extensos como autoria, mas às vezes com arquivos em melhor qualidade que o portal desta instituição.

link direto:http://www.dominiopublico.gov.br

.inserção em: 2018.10.04 – RM

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada pela empresa gestora. O conjunto online cobre parte do acervo artístico e histórico, como também o conjunto do Parque Museu Mariano Procópio.

 

.link direto: http://mapro.inwebonline.net

.link genérico: http://mapro.pjf.mg.gov.br

 

.inserção em: 2017.07.19 – RM

 

Bixiga: artes e ofícios

O “Mapa colaborativo dos fazeres de artesãos e artistas do Bixiga”, disponível em 2012, é uma interface cartográfica viabilizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), resultado de diversas ações sobre o bairro da Bela Vista. Através do mapeamento realizado, é possível recuperar aspectos os mais diversos articulados nas categorias: Artes Mecânicas, Artes Visuais, Culinária, Dança, Literatura, Música,  Restauro,  Teatro e Vestuário.

.link direto: http://www.usp.br/yayabixiga

.link genérico: http://www.usp.br

 

.inserção em: 2017.01.26 – RM

Inventário da cena paulistana (1763-1930)

Resultado de projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes-USP, o site reúne dados sobre mais de 170 espaços teatrais na cidade de São Paulo ativos entre os séculos 18 e 20. Os registros traçam o perfil de cada local, reunindo ainda informações iconográficas.

.link direto: http://www2.eca.usp.br/cdt-inventario/home

.link genérico: http://www.eca.usp.br

.inserção em: 2015.07.21 – RM